Dirigir na chuva pode ser desafiador e perigoso, mas seguir alguns cuidados e dicas de segurança pode ajudar a tornar a sua viagem mais segura e tranquila. Às vezes, é preciso enfrentar o mau tempo para sair de casa, sendo necessário adaptar a direção.
Pensando em ajudar, separamos algumas dicas para evitar transtornos durante a
temporada de previsão chuvosa.
Planeje seu trajeto
Em decorrência de dias chuvosos, alagamentos e enchentes pode acontecer, assim, a melhor dica é planejar o seu trajeto com antecedência para evitar áreas alagadas.
Caso seja pego de surpresa ao sair do trabalho, veja bem se seu carro ou moto tem condições de atravessar a rua. Se a altura estiver ultrapassando a metade da roda do veículo, desvie o caminho ou aguarde, não podendo fazer a segunda opção,
desligue o ar-condicionado e outros componentes eletrônicos que possam reduzir a potência do motor antes de iniciar a rota. Se atente em dirigir em primeira marcha, com aceleração constante, para evitar que a água chegue ao motor.
Por fim, não esqueça de diminuir a velocidade. A estrada fica escorregadia quando molhada, e a redução da velocidade permite que tenha mais tempo para reagir a situações emergenciais.
Aumente a distância
Mantenha uma distância maior em relação ao veículo da frente, pois o tempo de frenagem em pista molhada é de, aproximadamente quatro segundos, enquanto o da pista seca é de apenas dois, levando o dobro para parar o carro quando estiver chovendo. Fazer isso ajuda a evitar colisões por trás e dá mais espaço para parar ou desviar se o veículo à frente frear bruscamente.
Acenda os faróis e diminua os estímulos sonoros e visuais
Ligue os faróis, mesmo durante o dia, para tornar o seu veículo mais visível para outros motoristas. Não use faróis altos, pois podem causar ofuscamento.
Outro ponto é deixar a atenção completamente focada na pista, então, o ideal é evitar manter aparelhos eletrônicos ligados enquanto você está dirigindo.
Cuidado com as árvores
Quedas de galhos ou árvores inteiras são, infelizmente, comuns em épocas chuvosas. Evite estacionar perto delas, porque existe o risco de queda.
Evite usar o piloto automático: Não use o controle de cruzeiro em estradas molhadas, pois a aderência dos pneus pode ser comprometida a qualquer momento.
Mantenha-se no centro da pista
Evite as faixas laterais, onde a água da chuva costuma acumular, assim, criando poças. O centro da pista geralmente tem menos água acumulada.
Vidros limpos sempre
Mantenha os vidros limpos para melhor visibilidade. Ligue o desembaçador do para-brisa e, se disponível, o do vidro traseiro.
Esteja atento a poças profundas
Evite dirigir sobre grandes poças de água, você pode não saber o quão profundas são, o que pode danificar o seu veículo ou causar aquaplanagem.
Calma e calma
Chuva intensa pode ser estressante, mas tente manter a calma e tranquilidade para evitar manobras bruscas ou sem pensar. Concentre-se na estrada e mantenha uma direção firme.
Verifique os pneus
Pneus em bom estado são essenciais para uma condução segura na chuva. Certifique-se de que eles tenham a pressão correta e que a banda de rodagem não esteja gasta demais.
Lembre-se de que dirigir na chuva requer atenção redobrada e paciência. Se as condições da estrada estiverem muito ruins devido à chuva intensa, considere adiar a viagem, se possível. Sua segurança e a segurança de outros motoristas são a prioridade. Não esqueça de, sempre que possível, levar o veículo para uma revisão completa e verificar se o seguro está em dia.
Seguro em dia
Além dos cuidados necessários para dirigir em dias de chuva, é preciso ter um seguro que tenha assistência 24h. Em caso de acidente, basta acionar a assistência para guincho.
Conheça as vantagens da MotoSeguro agora mesmo! Entre em contato com a gente e tenha a tranquilidade que merece ao dirigir.
Comments